15 de set. de 2009

Atitudes profissionais na arte da costura

"Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso". Coco Chanel
(Reprodução / Memorável Estilista Coco Chanel)
Olá, criativos(as)!

 Hoje vou dizer algumas palavras sobre atitudes profissionais adequadas, para pessoas que se dispuseram a trabalhar com moda sob medida, principalmente modistas e costureiras.

 Ainda que você possa aprender a costurar sozinha, como autodidata, um bom curso de Corte e Costura acompanhado de Modelagem é muito importante para aprofundar conhecimentos. Fora isto, muita leitura, criatividade, observação, curiosidade, disciplina e prática... Claro que antes de tudo você precisa gostar de tudo isto!

 Se você ofereceu seus serviços de costura e vai atender suas clientes, seja num atelier bem montado, ou mesmo num quartinho em sua residência; tenha uma atitude profissional:

- Sempre que possível invista em melhorias de equipamentos e espaço físico. Mas, independente de sua máquina de costura ser simples ou de última geração, trate a clientela com respeito e discrição. Seja simpática e atenciosa.

- Preste atenção aos detalhes do modelo e ao que a pessoa deseja, para acertar na interpretação da modelagem. Observe se favorece ao biotipo da pessoa e se o tecido é adequado. Faça as sugestões necessárias, explique o que precisar com calma e mostre conhecimento sobre o que diz. Seja fiel ao modelo combinado e não ofereça serviços que não sabe fazer. Cliente satisfeito sempre volta e ainda recomenda.

- Não prometa prazos de entrega que não pode cumprir. Sendo bem clara, nunca aceite serviços em excesso, que depois não vai dar conta de atender nos devidos prazos. Isto prejudica a qualidade do serviço, causa estresse na cliente e em si mesma. Seja consciente!

- Faça pelo menos duas provas de ajustes, antes de finalizar o modelo. Execute acabamentos perfeitos. Faça o seu trabalho se destacar e adquirir maior valor, pela apresentação.

- Nunca!... Jamais entregue roupas sem passar, com fiapos de linha, costuras inacabadas, botões mal pregados, alinhavos que esqueceu de retirar!

Lembre-se que QUALIDADE é fundamental para o sucesso em qualquer profissão!

 Foto: reprodução/autoria desconhecida


Limara Lis
Alinhavos de Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário