10 de mai. de 2010

Livro: "Método Moderno Simplificado - REDERB"

Olá, apaixonados por criação de moda!

Vocês já devem ter ouvido falar no Livro de Corte: "Método Moderno Simplificado - REDERB", para costura, pois é bem antigo. Ou então vocês são tão jovens que nunca ouviram falar?!... 

Tenho a edição Nº 9 deste livro e que já está estraçalhada e amarelada, de tão antiga!... Bem, este é o meu livro de estimação, que uso desde o meu Curso de Corte, Costura e Modelagem, lá pelos idos de "mil novecentos e bolinha" (como dizem por aí!)... Oh!... Nem pense!... Eu tinha 15 anos na época!



Reprodução da Capa, encontrada na Internet.
(A capa do meu livro está ainda mais acabadinha que esta...)


As autoras Marcionília Breder Satler, Áurea Breder Pinto e Jacira Breder Ferraz, usaram o sobrenome Breder ao contrário, como título. O Método usa Escalas matemáticas no cálculo das medidas para a confecção do molde. Cada Escala equivale a (1/10) um décimo do valor da medida. O Método é acompanhado de um esquadro especial para o traçado das Escalas e das linhas curvas e retas.

"Como em qualquer outro método de criação de moldes para costura, algumas alterações são necessárias na hora da prova da roupa. Isto deve se dar porque as formas do corpo humano não são padronizadas. Mesmo tendo o mesmo peso e medidas semelhantes, as pessoas podem variar em altura e proporção."

Infelizmente não sei se há novas edições do REDERB e nem como adquirir o livro. Portanto se alguém souber é só deixar um comentário.

Esta notícia já foi atualizada com novidades AQUI!


Uma bela e criativa semana pra vocês!

(Postagem meramente informativa. Não se trata de publicidade remunerada pela marca citada.)

Limara Lis
Alinhavos de Moda


19 comentários:

  1. meu email é cruzelizete@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. LImara quero fazer o chemiser para minha filha e pra mim também, mas ainda estou meio lenta para entender, será que vc me explicaria o passo a passo de como tirar as medidas e quanto anoto, minhas medidas são. 90 de busto, 82 de cintura ( que vergonha)e 100 de quadrildo ombro ao seio 25, do ombro a cintura 45, e do seio a seio 50, desculpe-me pelo incomodo, mas realmente depois que fiquei doente perdi a agilidade para pensar. obrigada e beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Elizete

    Tudo bem? Que bom que gostou dos modelos.

    Sua medida seio a seio deve estar errada porque se seu busto é 90, não pode ter seio a seio = 50... Você tem que medir do centro de uma auréola do seio até a outra. Este espaço você divide por 2, para ter o resultado.


    Se seu busto deu 90 - você anota a metade que é 45. A escala é 4,5. Para fazer as partes do molde será 45 dividido por 2 = 22,5

    Se sua cintura deu 82 no total, você anota 41. A escala será arredondada para 4. Para fazer cada parte do molde será 41 divido por 2 = 20,5.

    Seu quadril 100, a metade anotada será 50. Escala 5. para fazer a partes do molde será = 25.


    Depois tentarei falar melhor sobre como tirar medidas...

    - Adicionei seu e-mail aos meus contatos.


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Noooooooooooooossa não te falei q estou lenta, meu seio de uma aureola a outra é de 23 cmm.Gostaria q soubesse q estou muito feliz em ter conhecido voce atraves do blog.Estou doente a 5 anos com depressão cronica grave e estou lutando muito pra sair desta, mas fiquei esquecida e lenta, por isto sempre preciso de explicações detalhadas. Acho que voltar a costurar vai me ajudar muito. super beijo, que Deus te abençoe sempre por sua generosidade

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elizete

    Não precisa agradecer e espero que a costura ajude mesmo a você se recuperar.


    - Olha se o seio a seio deu 23 cm. Use a metade que é 11,5 cm.

    Certo?



    Que Deus abençõe seu esforço e sua luta para viver melhor.

    Continue com fé e esperança e sempre tentando fazer algo novo, pois você consegue.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Referente ao livro de corte costura Rederb.
    Eu sou Aurea Breder Pinto ,uma das autoras do livro Rederb.
    O livro ja esta na 31º edição, nós tambem temos o livro de modelagem 7º edição.
    Cosulte nosso Site. cortecosturarederb.blogspot.com, para me conhecer e talves adquirir um novo livro,telefone p/contacto (33) 3331.1919 ou
    (33) 333.11310,ou Email admgeferson@hotmail.com.
    As minhas irmas ja faleceram Marcionila e Jacira,
    eu já estou nos meu 80 anos de idade, com boa saude graças a Deus, a nossa vida passa como um conto ligeiro, como apresenta a palavra de Deus.
    Abraços.
    Aurea

    ResponderExcluir
  7. Olá, Aurea Breder Pinto!

    Que alegria encontrar alguém da família das autoras do meu livro de estimação, o REDERB.

    Vou visitar o site e agradeço muito seu contato!

    Que Deus lhe dê ainda muitos e muitos anos de saúde e vida!

    Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  8. Aurea Breder Pinto
    Ola Limara Lis- Editora
    Cosulte o site de minha filha rose, veja como ela é criativa, com bijoterias e croche.
    Site: caldeiraodorose.blogspot.com
    Beijos
    Aurea

    ResponderExcluir
  9. limara, estou tentando escolher um método pra aprender corte e costura, hoje encontrei uma professora de rederb, acho q vou tentar. minha praia é artesanato mais tô querendo fazer umas roupichas pra mim e minha filhota. se tider um tempinho passa no meu blog http://www.andrizeduartes.blogspot.com/
    vou amar receber sua visita, bjkas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andrize!

    Para mim este método é muito útil. Sempre usei e uso até hoje. Espero que você também goste e que funcione para seus projetos de moda.

    Abração e sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Mravamos em Volta Redonda e fomos criados por uma costureira maravilhosa,no caso nossa mãe1 Sempre acompanhada com seu material de costura !! Entre eles se encontrava o Livro rederb! Fico feliz em saber que uma das autoras vive!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Anônima!

    Obrigada pela visita... e que bom seu comentário!

    ResponderExcluir
  13. ola limara estive dando uma olhadinha aqui e achei interessante ,pois tenho o livro da redeb sei tirar as medidas , mas so que tenho duvidas quanto aquela pense que tem do lado pois no livro nao tem uma medida especifica para esta pense e aquela linha que corta do ombro ate a cintura onde mede 3cm no ombro para abrir a pense que vai ate a cintura gostaria de saber como faço para conseguir uma boa modelagem para fazer um vestido tomara que caia. A liçao n° 4 blusa com pence.
    abraços
    melry

    ResponderExcluir
  14. Oi, Melry!

    Aquela pence é a diferena encontrada entre o OC da frente e o OC das costas. Digamos que a frente seja 45 e as costas 43, a pence será de 2cm, pois 45 - 43 = 2. OC é ombro à cintura. Veja que tem um X n onde fica a pence e outro X onde termina a lateral da cintura. Isto porque depois as duas laterais - frente e costas - terão que ter a mesma medida e coincidirem nas mesmas marcações.

    Para fazer o tomara que caia depende do tecido e do modelo. Se tiver recortes verticais na frente, você pode fechar os tais 3cm do ombro. Depois fechar a pence do busto e desviar para a cintura. Assim o recorte vai modelar as formas já com a pence embutida.

    Bem, não sei se consegui explicar, mas espero que sua roupa fique perfeita.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. oi sou ANA MARIA gostaria de saber se voce conseguiria uma copia do esquadro e quanto cobraria para este agardo a resposta estou muito interessada desde ja agradeço pela atençao

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana Maria!

    Não tenho como atendê-la pois uso o método mas não trabalho com o Rederb. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. oi sou ana maria de novo obrigado por responder so atraves das escala conseguirei algun susseso se prestae ben atencao pois consegui na net um no site da picassa copia do livro e hoje fui numa papelaria e imprimi o livro vou lelo erelelo ate aprender pois aqui onde moro ta dificil curso de corte e costura por isso estou me aventurando nos liros abraços adorei conhecer teu blog

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ana!

    Não desanima. Procure em lojas de produtos de costura que pode ser que você encontre o esquadro. E o Rederb tem um site: digite no Google. Aliás, a dona do método comentou lá no começo e deixou até telefone. Veja acima!

    Beijos!

    ResponderExcluir