23 de nov. de 2009

Ajustes no molde básico para fazer saia tulipa

Olá!

Para confeccionar qualquer modelo de alguma revista ou criar o seu próprio,  é preciso interpretar os detalhes da roupa. E isto também se aprende com observação. Uma das formas é em lojas de moda que possuem  roupas de qualidade, onde você pode fazer uma verdadeira análise do modelo ao experimentá-lo. Olhe como se adapta ao corpo, o caimento, as costuras, o acabamento, e todos os detalhes do direito e do avesso da peça...

Foto: Reprodução

Talvez a imagem não colabore, mas os modelos de saias tulipa da foto acima possuem semelhanças e diferenças.

Foto:Reprodução

Baseando-se no modelo acima para fazer a saia tulipa, pode-se adaptar o molde de saia reta e abrir um corte no centro, afastando o molde; mais ou menos como na foto abaixo. Será necessário ajustar a cintura, a curva  do quadril e a barra... A distância da abertura é  para as preguinhas ou franzido. (Veja que não são profundas e suavisam-se na altura do quadril.) O afunilado da barra deve ser na largura desejada, mas não deve ser justo.

Para um modelo mais soltinho

Para um melhor caimento, pode-se cortar o molde no tecido enviesado; como se faz com os godês e alguns evasês... Mas também podem ser cortadas em fio reto.

Para volume somente na parte de cima
(Acerte linhas de cintura e quadril)

(Recomendo fazer os ajustes e testar em tecidos aproveitados daquela roupa que você não quer mais usar, antes de cortar no tecido definitivo.)


Devido a algumas limitações técnicas da própria mídia, a proposta do Alinhavos de Moda não é de ensinar o beabá da costura. Apesar disto, esta foi uma tentativa de atender à uma leitora, e, trata-se apenas  de uma "noção" sobre algumas formas de fazer... (Mas é claro que também existem outras técnicas!)


O molde de saia reta está no link acima. E se você deseja inspirar-se em vestidos tulipa, veja aqui!

E você já ouviu falar em MANGA TULIPA?

Limara Lis
V Vitrine

34 comentários:

  1. Ai que ótimo, adorei o post. E me deu uma outra impressão de como fazer. Muito bom...

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do modelo da saia, voces estao de parabems. vou confecionar e tenho certesa que vouvender bem. obrigado aurenir

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do modelo da saia, vou confecionar tenho certesa que venderei bem. obrigado aurenir

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aurenir!

    Não sei como é o seu esquema de confecção, mas teste antes e faça os ajustes para ter uma peça piloto.

    Desejo-lhe boas vendas!

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei estas saias tulipas onde posso encontrar estes modelos para comprar?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Claúdia!

    Agradeço muito a sua visita, mas desculpe-me, pois peguei as fotos aleatoriamente e não sei lhe dizer de qual site.

    (Se por acaso alguém souber, por favor deixe aqui um recadinho!) (Obrigada!)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. adorei a explicação vai me ajudar muito vou modelar para empresa que trabalho.Paré rodrigues

    ResponderExcluir
  8. olaa.. ja fiz o modelo da saia tulipa e ficou linda ...ameii!!..mas..o da outra com volume na lateral nao deu certo nao... gostaria de encontar um molde dauquela que fica com um saquinho caido na lateral sabe...me ajuda por favor...obrigadaa

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paty!

    Que bom que gostou! Que tal enviar a foto pra publicar aqui nos Alinhavos de Moda? Assim você pode compartilhar com as leitoras e quem sabe até trocar dicas com algumas delas!

    A outra não é volume lateral. Aquele espaço que se abre deve ser na medida da quantidade de preguinhas rasas que você quer distribuir. As preguinhas começam mais largas na cintura e depois vão afinando. (Para ter uma ideia é como se fossem pences dobradas e sem costura) A quantidade e a posição é conforme o modelo que você criar.

    A saia fica com um volume bem discreto, quase uma saia reta mesmo.

    Bem, não sei se consegui explicar...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Limara! Tenho uma dúvida: faço no molde básico da saia antes o ajuste de afunilamento ou esse corte no meio do molde para as pregas?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andressa!

    Você faz o molde básico com suas medidas.

    Depois faz um corte reto no molde até a barra, sem deixar rasgar no final.

    Você vai fazer a mesma coisa na parte da frente e costas.

    Abre sobre o tecido dobrado. (A abertura você calcula o tanto que vai gastar nas pregas ou franzido)

    E estando tudo alfinetado, faz as marcações da barra e da cintura com giz de alfaiate.

    Alinhava tudo depois e experimenta para ver se está tudo certo, antes da costura final.



    (Desculpe-me mas é mais difícil ensinar assim, sem ter como mostrar ou sem ter como eu ver o que você está fazendo... Mas tente num tecido inferior primeiro. E qualquer duvida pergunte novamente.)

    Espero que dê tudo certo aí!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. ola, eu tenho um casamento para ir e gostaria de ir com uma saia do tipo tulipa, mas queria mandar fazer na costureira, vcs poderiam me enviar por email um molde da saia tulipa?obrigada
    graci_padilha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Graci!

    Desculpe-me mas não faço moldes para envio. De qualquer forma, ache uma boa costureira, pois geralmente ela saberá fazer o molde.

    Ela também pode seguir as dicas do "Alinhavos de Moda" para fazer... Primeiro ela faz o molde de saia reta e depois adapta conforme o modelo que você desejar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela dica, clareou minha costura.
    Vsite meu blog http://pepytasdecor.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi gente eu tenho saia tulipa pra vender tem fotinho no meu blog http://misslily-moda.blogspot.com/

    Bjinhusssss

    ResponderExcluir
  16. qual o melhor tecido para confecciona-la?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Tecidos de bom caimento. Por exemplo: algodão, moleton, viscose e outros (para o dia). E crepe, cetim e outros para a noite.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Eu não me surpreendo mais com você e suas explicações extremamente didáticas! Dá pra entender direitinho e dá coragem de fazer! Continue assim! Seu blog é de muita utilidade para mim e sei que é também pra muitas pessoas, pelos comentário que lemos em todas as sua postagens! Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Míriam querida!

    Puxa, eu fico muito feliz e espero que meus blogs sejam cada vez mais úteis. Acho que quanto mais a gente compartilha mais recebe em troca. E eu tenho a sorte de dizer que sou muito feliz pois recebo energias positivas e aprendo muito também!

    Você é uma dessas pessoas motivadoras, que doam palavras como se doa um presente: com ternura!

    Obrigada, amiga leitora!

    ResponderExcluir
  20. LIMARA... SUAS EXPLICAÇÕES SÃO CLARÍSSIMAS... BJS LINDA!!! PARABÉNS PELO ATO DE DOAR SEU CONHECIMENTO!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, querida!

    Faço apenas o possível, mas adoro saber que está dando certo. E que estamos juntos. E que temos afinidades.

    Seja bem vinda e sinta-se em casa!

    Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  22. é exatamente o que eu estava precisando, o detalhe da abertura!
    Fiz curso de corte e costura mas não tentei fazer uma tulipa, e agora que estou fazendo pesquisei no blog o detalhe das pregas e encontrei esse (:
    Ganharam uma seguidora :D
    No meu blog eu posto direto as roupas que eu faço, mas ainda faltam algumas :#

    ResponderExcluir
  23. Oi, Tatah!!!

    Bem vinda e obrigada!... Depois vou dar uma olhadinha!

    ResponderExcluir
  24. Sempre que posso passo aqui para ver as postagens,gosto de costurar sou costureira,porém estive fazendo um curso básico de modelagem mas não consegui aprender o principl transferência de pences. Você teria uma dica?obrigada meu nome é vaninhario.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Vaninhario!

    Eu aprendi pelo método "Rederb" aos 15 anos e faz muito tempo, mas ainda aplico as mesmas técnicas até hoje.

    O principal na transferência de pences é você primeiro definir o modelo. Depois é tudo questão de observação de como a roupa deve ficar sobre as curvas do corpo.

    A pense tanto pode ser tranferida para o decote, para a cintura ou ombros. Dá um pouco de trabalho, precisa de paciência e de muita atenção e conhecimento na hora dos ajustes.

    Continue testando e praticando.

    ResponderExcluir
  26. A explicaçao aqui é sempre muito clara, mas nesse molde eu fiquei em duvida em relaçao as pregas, teria como vce me explicar melhor a forma como sao aplicadas?
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  27. Oi, Cami!

    Na verdade, eu sei fazer mas não sou boa para explicar, não. Por isso, além da própria postagem e de algumas dicas que já deixei nos comentários acima, nem sei mais o que dizer. De qualquer forma tentarei ajudá-la: as pegas são feitas conforme o modelo que você planeja e tanto podem ser mais profundas quanto mais rasas. Para isso você calcula a profundidade que você deseja, antes de fazer as adaptações do molde.

    ResponderExcluir
  28. Oi Limara, vc tem como colocar o molde da manga tulipa, como fez o da saia.
    Obrigada.
    Abraço Maria Ligia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Lígia!
      Sobre manga tulipa publiquei aqui, neste link abaixo:

      http://alinhavosdemoda.blogspot.com/2011/02/manga-tulipa-pedido-de-leitora.html

      Excluir
    2. oi limara com suas explicação fiz meu molde sa saia tulipa ficou linda pense ke estava me batendo
      a um bom tempo obrigada bjs

      Excluir
    3. Ai, que bom, Neide... fico feliz por ter ajudado!

      Volte sempre!
      Beijos!

      Excluir
  29. limara eu sou gordinha tenho bastante quadril e queria muito ter uma saia tulipa mais nao entendo muito de moda sera que cai bem pra mim? sera que nao vou ficar mais gorada ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamile, a modelagem evasê (linha A) é melhor para disfarçar quadril, se este for o objetivo. Já a saia tulipa geralmente é indicada para dar uma encorpada no quadril estreito. (Para quem quer usar e não está tão preocupado, pode amenizar o efeito de volume com tecidos de bom caimento, cores escuras e lisas, corte em viés, comprimento na altura dos joelhos e etc.)

      Excluir
  30. Adorei o seu site. Me ajudou pois estava justamente tentando fazer um molde de saia tulipa que tinha visto na net e me esclareceu muito. Obrigada. Bjks.

    ResponderExcluir