No verão geralmente evita-se usar mangas, mas quando por qualquer motivo não é possível dispensá-las, o melhor é que sejam leves e fresquinhas. Neste caso um modelo feminino e elegante é a manga tulipa, que deixa vestidos e blusas super charmosos tanto para usar no trabalho, quanto em festas.
Há variações no modelo conforme a criatividade de cada pessoa que confecciona, mas o exemplo abaixo é dos mais comuns que se tem visto por aí...
![]() |
(Reprodução: http://www.annalocks.com.br) |
![]() |
(Reprodução: http://www.artlinea.com.br) |
Algumas levam franzido ou pregas no topo, outras não. O arredondado da abertura é transpassado no sentido frente/costas ou vice versa. Nos dois modelos acima o detalhe fica nas costas. Pode ser cortada no sentido normal do tecido ou em (viés) diagonal.
Breve Esboço à Minha Moda:
![]() |
Esquema feito aleatoriamente no computador... Arredonde de forma mais correta! |
- A manga pode ser adaptada de um molde básico. (Eu uso o molde do REDERB, que por acaso não é o do exemplo acima, pois meu scanner não está funcionando).
- Se tiver pregas ou franzido no topo, junto ao ombro, eu corto na linha do centro até quase o final da barra e abro o molde para o tanto de roda desejado. (Dentro do princípio que uso para fazer a saia tulipa).
- As sombras rosada e lilás acinzentado, são para exemplificar como eu faço o desenho das curvas sobrepostas frente e costas, que devem ter medidas iguais. (Uso um carbono para copiar em outro papel e separar as partes do molde da frente e costas).
- Faço os ajustes necessários no molde. Transfiro todas as marcações inclusive do centro, para que ao cortar e costurar as mangas fiquem iguais.
- Prefiro o corte em viés no tecido, que dá um caimento mais bonito.
Como não sou mestre no assunto, é mais ou menos isso que eu faço. Então testem bastante em papéis, retalhos e tecidos inferiores, antes de cortar no tecido final.
E até a próxima!...
Limara Lis
Alinhavos de Moda