26 de dez. de 2009

Zíper invisível - Passo a passo

Muito usado em tecidos nobres para trajes de festas, o zíper invisível, como o próprio nome sugere, é pregado na peça de roupa de modo que não fique aparente, deixando o acabamento mais elegante. Para facilitar o serviço de pregar este tipo de zíper, existe um pé calcador especial. Alfinetar e alinhavar também são fases importantes nesta tarefa.

Siga o passo a passo nestes dois vídeos e acabe de vez com suas dúvidas:

Alfinetar e alinhavar...



Costurar em máquina reta...



Na arte de qualquer costura, a habilidade sempre aumenta com a prática!



Limara Lis
Alinhavos de Moda

25 comentários:

  1. Amei!!! Muito bom esse passo-a-passo. Estou costumizando um vestido de festa e este video
    me ajudou na hora certa. Que Deus te abençoe...
    Um bjo. Fátima

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fátima!

    Eu fico muito feliz quando consigo "alinhavar" algo que seja útil. Obrigada pelo comentário, pois vale como incentivo para buscar coisas cada vez mais interessantes para quem lê o Alinhavos de Moda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. video muito util, achava que pregar um ziper era coisa de outro mundo...
    parabens!!!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!
    Amei as dicas, pois sempre temi o zíper invisível.
    Beijos...

    Mary David

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mary!

    É bem simples, não é?! Só precisa de uma dose de paciência e carinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Posso pregar ziper invisivel sem o pé calcador? Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Anônimo!

    Pode, mais vai dar muito mais trabalho. O pé calcador especial para zíper invisível pode ser de plástico e o preço é bem baixinho. Compensa você comprar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. sua aula me ajudou muito pois sou iniciante obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Esclarecendo que o vídeo não é meu, e sim da Escola de Moda (www.escolademoda.net).

    Ainda não aprendi a gravar vídeos, por isso indico alguns que acho úteis e bem explicativos.

    Obrigada pela visita e um abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  10. Oi, querida Sõnia!

    Infelizmente não é meu. É so site Escola de Moda, cujo endereço aparece no próprio vídeo.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. adorei essa aula mas preciso saber como pregar direto na peça comecei a trabalhar em casa preciso de produçao me ajude por favor

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    A minha experiência é só em máquinas caseiras e a roupa sob medida tem um jeito todo especial e cuidadoso.

    Em produção de larga escala o processo costuma ser diferente. Dá para perceber em roupas prontas que o fechamento é diferente.

    Não sei se vai ajudá-la, mas espero que sim: achei este link abaixo com a sequência do processo de montagem das peças para agilizar a produção.

    http://www.modavestuario.com/danieladambrosio.pdf

    Copie e cole no navegador, mas vai precisar do programa Adober, pois é em PDF. E também de um tempinho para ler.

    Mas, você também pode criar o seu próprio ritmo de produção, anotando num bloquinho e numerando as ordens da montagem de cada ítem e ir repetindo a sequência nas peças. Cronometrar o tempo dse cada uma e etc...


    Mas... será que foi isso mesmo, que você perguntou?!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Olá,gostei da forma clara como voce explica é voce que ensina no DVD?Como posso estudar costura quero fazer o curso mas moro em Ubatuba,tambem nunca costurei nada,existe curso iniciante?Desde já agradeço sua atenção aguardo retorno.Abraço
    Elisabeth

    ResponderExcluir
  14. Querida!

    Não sou eu no DVD, infelizmente! Adoraria ser, mas não...!

    Puxa, sou do RJ e não tenho informação sobre cursos. Se vier a saber publicarei aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá, me chamo Suzana, gostei muito do site. Atualmente estou fazendo um vestido tubinho e o tecido é fino é uma espécie de cetin e o ziper invisivel faz uma onda no tecido, o que faço para concertar?

    ResponderExcluir
  16. Oi, Suzana!

    Não entendi muito bem o problema.

    O tecido deve ser trabalhado com paciência e cuidado e não pode ser esticado na hora de pregar o zíper. E o fecho deve ser de material adequado ao tecido, além do calcador que deve ser especial para tecido fino: Dizem que o melhor é o calcador de teflon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..

      Tenho um vestido com esse mesmo problema mencionado por Suzana!
      Levei na costureira para trocar o ziper e fui informada que esse problema não seria resolvido pois o tecido é muito fino (renda) e qualquer ziper faria essas ondas!!
      Será que tem outra solução?

      Grata,
      Larissa

      Excluir
  17. BOA TARDE QUERIDA...COSTARIA E FICARIA MUITO GRATA SE VC NOS ENSINAÇE BORDADOS A MAQUINA ANTIGA COM BASTIDOR, NÃO A NINGUEM QUE ORIENTE SOBRE ESSES BORDADOS, DEUS ABENÇOE SEMPRE VC...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  18. Olá! Adoraria saber bordar... mas, vou pesquisar sobre o assunto e quando possível publicarei. Abraços!

    ResponderExcluir
  19. BOA TARDE...LIMARA LIS,FIQUEI MUITA GRATA PELA SUA RESPOSTA SOBRE OS BORDADOS,QUE PENA...VC NÃO PODER ME AJUDAR,EU TENHO 44 ANOS E JA COSTURO A 34 ANOS E ADORORO BORDAR...GOSTARIA DE APREDER MAIS TECNICAS...POR FAVOR SE VC(DESCUPE SE FOR SENHORA OU SENHORITA)TIVER ALGUNHA INFORMAÇÃO SOBRE BORDADOS COM A MAQUINA PRETINHA DE PEDAL COM BASTIDOR PUBLIQUE AQUI NO SEU BLOG,VOU FICAR MUITO AGRADECIDA,MEU NOME E LUCIANA,E QUE DEUS,JESUS E NOSSA SENHORA TE ABENÇOE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  20. Oi,Luciana!

    Não se preocupe. E parabéns pela determinação pois bordado é uma tarefa de muita paciência. Como eu lhe disse, assim que conseguir algumas dicas publicarei.

    Adoro ajudar as leitoras e só não o faço quando é impossível. Acho que aqui tem leitoras que também são bordadeiras.

    Que Deus a abençoe também!

    ResponderExcluir
  21. Olá, Larissa!

    A costureira que viu seu vestido deve ter analisado que se ela for desmanchar vai ficar marcado e que se o tecido foi esticado e repuxado na hora de pregar o zíper, não vai voltar ao normal. No caso, ela teria que estudar outras possibilidades, porém todas trabalhosas e que dependem de compra de aviamentos e até da mesma renda para desmanchar e refazer uma parte apenas, ou até todo o vestido, dependendo do modelo!

    Peça também a avaliação de outra costureira, se for o caso.

    ResponderExcluir
  22. Olá..
    Muito bom esse vídeo, o passo a passo muito bem explicado.

    ResponderExcluir