18 de jan. de 2012

Ecobag com Tiras de Persiana e outros Luxos da "ONG Estilo Sustentável"

Como eu já contei no V-Vitrine, estive no Senac Rio Fashion Business/2012 e entre muitos afazeres e muitas novidades, conheci trabalhos muito interessantes de pessoas idem. A ONG Estilo Sustentável, por exemplo, trabalha com mulheres de comunidades carentes de Niterói através de cursos de capacitação profissional em Costura, Customização, Artesanato e Reciclagem. Assim, recuperam e transformam roupas usadas em novas, e, entre outros fazem acessórios de sobras de voil de cortina como os maxicolares da 2ª foto abaixo:

Este vestido conceitual abaixo, que era parte da decoração do stand, foi feito com reciclagem de filtro de café, sobra de voil de cortina e garrafa pet incolor:

Uma empresa de persianas faz doação de sobras de material, que em vez de lixo, vira luxo: Segundo Mariana Tauil, Diretora Geral do Projeto Estilo Sustentável, são cerca de 400 kg. de matéria prima que seriam despejadas na natureza, e que porém, através de reciclagem transformam-se, no mínimo, em lindas carteiras (revestidas de crochê) e ecobags!

Ecobag de persiana: Um luxo multiuso e sustentável!
 

"A minha ecobag, acima - presente da ONG Estilo Sustentável - é feita com estas tais tiras de persiana sobrepostas uma à outra pela margem e costuradas com linha resistente. Tem uma textura rústica e muito bonita. Pode ir do supermercado ao shopping e das compras à praia, com muito estilo. À meu ver, o material da ecobag permite até ser decorado com motivos personalizados usando tintas de pintura em tecido e etc. Também pode levar acabamento, barrados, alças e aplicações com estampa de chitão e outros tecidos. Além disso, acho que a mesma ecobag pode conter flores artificiais e virar um arranjo floral para ser usada como objeto de decoração, num daqueles cabideiros para bolsas, por exemplo... E como não faltam possibilidades, pode ainda se transformar num porta-revistas: _ Por que, não?!"
O.B.S: (Clique sobre as fotos para ampliar)


Atualização:

A ecobag de persiana é mesmo muito legal, só que ela é bastante áspera principalmente nas bordas e quinas, então eu virei a minha sacola toda para o lado interno e assim eu consigo usá-la sem que arranhe minha perna, como acontecia antes...

Então a dica é deixar as rebarbas e bordas para o lado interno, ou fazer um acabamento de tecido para suavisar as quinas e etc.

Limara Lis
Alinhavos de Moda


Um comentário:

  1. Oi, Rosilda!!! Vai ser uma loucura ter que levar tanta ecobag... E quem sabe uma super ecobag com compartimentos para separar ítens de limpeza, alimentos e etc.?

    ResponderExcluir