13 de mar. de 2015

Renovando cadeira de escritório com tecido patchwork

 Customizei a velha cadeira de escritório com tecido patchwork de um jeito que eu mesma nunca vi antes.

Sabe, eu ando com mania de "inventar moda" pela casa: As seis cadeiras da mesa de jantar, eu mesma reformei o estofado há algum tempo atrás. A alguns dias fiz capas para as banquetas da cozinha, de um jeito nada convencional, sem costura, sem grampos e tachas, usando tecido e alfinetes de segurança. Agora, inventei de customizar uma cadeira de escritório usando tecido patchwork, só que com costura à mão usando fio de nylon.

Antes cadeira secretária cinza, agora cadeira estampa patchwork.

Personalização artesanal para você fazer (ou não fazer) em casa:


A minha velha cadeira cinza básica de escritório ganhou nova aparência; mais alegre e aconchegante com inspiração patchwork. Utilizei um tecido de decoração bem apropriado para revestimento de estofados e afins.

O jeito profissional de fazer eu não sei, mas vejo que foi embutido e levou grampos de tapeçaria. Eu fiz do meu jeito: Apenas criei um molde cuja cópia foi feita diretamente sobre o assento e o encosto da cadeira e depois cortei as partes do molde sobre o tecido (com as devidas margens de acabamento, dobrando estas bordas para o avesso e alinhavando à mão com linha comum de costura). Logo após, alfinetei e costurei cada uma das duas partes - assento e encosto - a mão, ponto à ponto, um a um, com fio de nylon, sobre o velho estofamento cinza. (Na falta de agulha especial de tapeceiro, costurei com uma agulha grossa e de ponta arredondada).

Material utilizado na customização.
Tecido patchwork, alfinetes, agulha grossa, fio de nylon e... faltou a tesoura!
De perto...

Eu não experimentei, mas, talvez um cordão "rabo-de-gato" ou cordão "São Francisco" pudessem ser aplicados no contorno para melhor disfarçar, pois eu criei uma espécie de aplicação sobre a forração anterior. O fio de nylon é transparente e eu fiz os pontos de forma mais disfarçada possível. Só que, apesar de mais ninguém ver, eu mesma vejo algumas beiradinhas do antigo revestimento de tecido cinza. Entretanto só aparece se for de perto, e, se for alguém muito observador. (Como eu!)
A nova cadeira multicolorida com padrão patchwork.

Então, apesar de minha "nova" cadeira estar bem bonita, multicolorida, única, e, de minha filha até apontar para a mesma e dizer com orgulho: _ "Minha mãe quem fez!" aos amigos que chegam aqui em casa, acho que sou perfeccionista, ou purista; por isso, vejo detalhes de forma ampliada, até os que quase ninguém vê. Sendo assim, considero que o resultado ficou 90% bom. (O que não deixa de ser boa pontuação!...)

O tradicional e artesanal Patchwork - que é a arte de emendar retalhos em diversas cores e estampas para criar desenhos geométricos - eu não sei fazer... E quem tiver paciência e habilidade, além do (falso) patchwork" em texturas prontas, pode criar seus revestimentos artesanalmente, é claro: Coisa rara, de pura exclusividade!... Um luxo!


Limara Lis
Alinhavos de Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário