Quando a gente vai encurtar uma saia geralmente é bem mais fácil porque é só cortar o excesso e fazer uma nova bainha. Agora, para encompridar aquela saia curta pode dar mais trabalho, principalmente quando a bainha é estreita e a saia está muito curta. Mas, com um pouco de paciência e criatividade não é impossível. Até já conversamos sobre isso:
Para dar uma esticadinha na barra:
Como recebi recadinho de outra leitora sobre o mesmo assunto, resolvi esticar as dicas com mais algumas sugestões para atender tanto à leitora Jéssica quanto à outras leitoras.
A Jéssica fala em aumentar a barra da saia sem perder o "glamour" e eu entendo que para valer a pena o trabalho de reforma ou customização, a saia pode ser "usada" mas não deve estar velha e mal conservada. O que se espera é que a roupa fique bonita e que a barra ou barrado não fique parecendo uma simples emenda. E sim, como se aquela parte acrescentada para dar a tal esticadinha no tecido fique como se já fizesse parte do modelo inicial daquela saia (vestido, ou blusa). Entende?
Capriche na costura e no acabamento. Não deixe a barra com cara de simples emenda!
A cor, a estampa e o tipo de tecido precisam criar harmonia com a cor e o tecido da roupa que se quer alongar: malha, algodão, jeans, renda, seda... Então, preste atenção na textura e na modelagem; se é reta, evasê ou godê e etc. Por exemplo, para uma saia reta, um tecido reto ou em viés, tanto faz. Mas para uma saia godê, se o barrado for em tecido ele precisa seguir o mesmo fio em viés.
Aumentar o comprimento da bainha de saia, vestido ou blusa:
- Se tem bainha com boa margem de tecido é só desmanchar, descer a quantidade de pano desejada e refazer a bainha (à mão ou à máquina);
- Se precisar usar todo o tecido da margem e não der sobra para a bainha convencional, pode recorrer ao viés pronto ou feito em casa para criar uma bainha embutida;
Para aumentar a roupa com barrado:
- Criar barra de renda;
- Aplicar renda mais tule;
- Costurar só camadas de tule;
- Fazer barrado de crochê;
- Aplicar faixa reta de tecido, couro ecológico e etc.;
- Colocar babado franzido ou godê;
Detalhes que podem ornar o barrado:
- Bordar os barrados de tecido com pedrarias;
- Aplicar tachas, corrente e outros metais;
- Bordar a renda com pedraria, miçanga, paetê e etc.
- Outros, conforme a criatividade;
Espero que estas minhas dicas sejam úteis... E a sua dica também é importante: Comente!!!
Limara Lis
Alinhavos de Moda
Nenhum comentário:
Postar um comentário