10 de abr. de 2015

Usar óculos ou não? Quem usa dá dicas...

 Óculos: necessidade, objeto indesejado ou objeto de desejo? 


 Parece que lá se foi o tempo em que os Paralamas do Sucesso cantavam "Eu não nasci de óculos... Eu não era assim..." Atualmente óculos é acessório fashion, usado até por quem não precisa de grau: De objeto indesejado se transforma em objeto de desejo. E, se antes quem usava óculos era chamado de "nerd" no sentido pejorativo, hoje o estilo "nerd" e o "geek" estão na moda.

Algumas inspirações:
Inspiração
Para inspiração
Armação Ana Hickmann - inspiração
(Fotos: Divulgação - Reprodução)



Óculos nos olhos... (Prefiro olhos nos olhos.... Risos!)

"Antes de tudo eu confesso que se não precisasse de grau eu não usaria óculos só por estilo." 
 Eu que, em pouco mais de cinco décadas e meia não usava óculos, esta semana fui comprar os de grau multifocal pela primeira vez - mesmo sendo grau bem baixinho e nada grave - eu fiquei um tanto aflita! Primeiramente fui a oito óticas para orçamento sem compromisso. E quando encontrei a ótica de melhor custo-benefício, além da dificuldade de entender as opções entre tipos de lentes, foi também difícil a escolha da armação. Experimentei dezenas e mais dezenas delas, de diversas cores, e do moderno ao retrô. Além da melhor estética para o meu formato de rosto,sobrancelha e cabelo, tive que analisar o preço do conjunto lente e armação. E dentro do meu planejamento de melhor adaptação e conforto visual, o que mais pesou foi a escolha das lentes: E também foi esta que mais refletiu no preço total! E concordo com o meu  bem-humorado oftalmologista que disse brincando: "_ Hoje em dia tem que colocar os óculos no seguro!"



Minha armação Ray Ban que achei estilosa, mas me deixou "nerdizada"!
Meu estilo"nerd"... um tanto retrô, talvez!  (Armação Ray-Ban)

 A armação dos óculos deve ser escolhida com certo cuidado para deixar o rosto harmonioso, como também deve combinar com o seu estilo pessoal. Eu ainda recomendo ir à ótica acompanhada daquela pessoa amiga - que tem bom senso e bom gosto - para ajudar na escolha. Vale testar vários e obviamente conferir no espelho. Pode até fotografar com o celular para visualizar melhor antes de finalizar a compra. O formato do rosto, tipo de sobrancelha e o modelo do cabelo devem ser vistos em conjunto. Por exemplo: Tenho linhas suaves e arredondas na face e o meu cabelo cacheado também cria uma moldura arredondada. (Esta armação Ray-Ban, cuja cor eu chamo de vinho ou berinjela, em acetato fosco com haste lateral fina, de metal prata, foi a que eu escolhi entre as demais selecionadas e testadas na loja.)

Realçar o olhar com maquiagem:
  • Lápis ou delineador. Rímel também valoriza. E como sempre, é bom usar a maquiagem em todo o rosto de forma harmoniosa, sem deixar a expressão pesada: Maquiagem mal utilizada pode envelhecer e até enfeiar a mulher!


Óculos de grau envelhece?


 Será?! Segundo o meu atencioso oftalmologista não usar os óculos prescritos para corrigir alguma deficiência ou necessidade além de obviamente prejudicial pode provocar pálpebras caídas, pelo esforço, por forçar a visão. Sendo assim deduzi pela conversa que também causa rugas na testa, pés de galinha, ar de cansaço e até olheiras; sinais que mostram aspecto de aparente envelhecimento da fisionomia. E como as armações de óculos estão cada vez mais bacanas e estilosas, é possível usá-los e ficar até mais jovem!


Quem usa grau dá dicas:
Dicas da leitora que usa óculos de grau.
Rosilda, irmã, amiga, e, também leitora do Alinhavos de Moda!


Dicas da leitora para usar óculos de grau.
Minha irmã, amiga, e, também leitora do Alinhavos de Moda!

 Pelo visto ela gosta de óculos de sol, mas usa mesmo é óculos de grau! Ela diz ter uns oito anos de experiência com óculos. Pelo depoimento deduzi que ela acha bem melhor usá-los e enxergar bem, do que não usá-los por pura vaidade: Melhor não prejudicar a saúde e a qualidade da visão - e nem a qualidade de vida - por puro preconceito! Ela não concorda que óculos envelheça! E, ao contrário do que imagina muita mulher acima de 40 anos que precisa de grau, ela diz que tem gente que fica até mais bonita de óculos!

A leitora ainda diz:

  • Armações claras não são boas para quem pinta o cabelo porque podem ficar manchadas;
  • Armações de acetato são mais resistentes que as fininhas e metálicas; e inclusive algumas douradas podem descascar ou escurecer;
  • O formato como a cor da armação deve combinar não só com o rosto, como também com a personalidade da mulher: clássica ou moderna; discreta ou ousada e etc;
  • Multifocais são por incrível que pareça mais confortáveis de se usar do que apenas para perto -os de leitura - pois praticamente acaba o "tira e põe" que leva a perdas e esquecimentos;

O lado nada fashion, segundo a leitora:

  • Quem precisa cozinhar de óculos ter que conviver com o constante embaçamento da gordura impregnada nas lentes; 
  • Na rua sem sombrinha e ser pega de surpresa pela chuva; (Lente molhada, como enxergar?)


 E enfim, quem ainda fica na dúvida sobre usar ou não usar óculos?


Limara Lis
Alinhavos de Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário