7 de abr. de 2011

Barra de tule disfarça vestido curto: comprimento "engana-papai"!

Alô!... Alô!

  Você já ouviu falar em maiô "engana-mamãe", mas não, no comprimento "engana-papai"! (Risos!)...

 Não sei aí, mas aqui acontece de tudo um pouco!... Tem até uma sobrinha de 16 anos que vai à uma festa e está "de olho" no vestido da outra sobrinha, a prima de 17 anos. Pelo tipo de tecido e modelagem, as medidas até se adaptam, porém no comprimento houve grande difereça: Não é que a bela "modelo" que usará o vestido é mais alta que a bela dona do mesmo!...

 E assim, o tule entrou nesta customização provisória:

 - Como o vestido tem forro solto, fiz um babado franzido com duas camadas de tule e preguei em toda a volta, a cerca de 5 cm. acima da barra do tal forro. Para isso, comprei 1 metro por 1,30 cm. de largura para babados duplos, com largura de 15 cm. (Alguns centímetros se perde ao acertar as bordas.)

 - E como deixei propositalmente uma parte (metade) oculta sob a saia, dos 15 cm. o vestido ganhou 7,5 cm. no comprimento. (O detalhe desta barra é que ela é provisória, e será removida na hora de devolver o vestido. Por isso os pontos de costura são largos.)  

 O tule está em alta na moda. Aparece em várias camadas, em saias e vestidos acinturados, lembrando o estilo bailarina. E em outros modelos que parecem ser "encapados" por este tecido transparente. Por isso tive a ideia de usá-lo para aumentar a barra, nesta forma de "camuflagem" do comprimento; espécie de "engana-papai"! (E não nego que  os vestidos 2 em 1 também serviram de inspiração.) 

 Digo comprimento "engana-papai" porque - antes deste "truque" do tule - meu cunhado, o pai da moça, olhou com "olho torto" para o vestido que sob o seu ponto de vista, ficou muito curto... E agora, apesar da transparência, já não dá para dizer que é tão curto!!! (Risos!)

 Mas, será que "o papai" vai deixar?!


Limara Lis
Alinhavos de Moda

17 comentários:

  1. Hahahaha Limara muito esperta!! Adorei o truque e acho que o papai vai deixar sim, pois vai ter a impressao de um vestido mais comportado.Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Corina!

    (Risos!)... Mas, sabe que ficou lindo?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa ideia!
    Papai nem vai notar, rsrsrs
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!
    Vim agradecer sua visita, obrigada pelo carinho ;)
    B-jinhos!

    ResponderExcluir
  5. Você devia ter colocado o antes e depois para a compraração, mas como eu vi ao vivo, achei que ficou bem legal, apesar de que o papai a ser enganado é bem exigente, e é bem capaz de dizer que transparência não "póudi".Eu como sou mãe da modelo mais baixa, como ela tem uns pernões, também quero ser enganada, e vou tentar convencê-la a não tirar o babado,hi, hi, hi!Bjs. R...

    ResponderExcluir
  6. Oiii, R!!!

    Só rindo, não é?! Mas a "modelo" vai usar, sim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Se o papai ainda assim não deixar, a gente pode fazer um manifesto: "Deixa papai!" rsrs

    ResponderExcluir
  8. Oi Limara. Acabei de comprar um vestido que ficou curto. Ele é de tricoline, todo solto no corpo, liso, com um babado bem franzido na barra. Tive a idéia de colocar renda abaixo deste babado para disfarçar o curto. Mas como coloco? Franzido como o babado ou sem franzir? Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Se for pregar uma renda bem larga que vai ser presa em forro solto, eu acho que pode ficar bonito se for um pouco franzida.

    Mas se for direto na borda do babado, tanto pode ser franzido ou não, depende da largura, tipo de renda e de como você prefere.

    Eu tentaria primeiro sem franzido, mas se fosse necessário eu colocaria só aquele franzido de leve e que serve apenas para ajuste, pois geralmente a renda quando franzida dá volume e o babado pode ficar armado.

    Depois me conte como você fez, ok?!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. eiiii, beeem acho que o papai deixou!!! osisoisoisos. Obriigada Limara Liiis *---*
    por: 'modelo da foto' =]

    ResponderExcluir
  11. Oi, sobrinha!

    Então... E não é que eu tinha razão?! (Risos!)

    Beijos e ótima festa!!!

    ResponderExcluir
  12. Sem contar que fica muito mais moderno né?
    Adorei a idéia. Parabens!
    e já estou te seguindo assim fico mais atenta as novidades
    beijão
    aprendizdecostura

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cíntia!

    Obrigada, linda! Que bom ter você aqui!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. nossa ontem comprei um tecido e o tule igualzinho o da foto e estava procurando um modelo de vestido.. adorei esse!

    ResponderExcluir