20 de mai. de 2011

Saia Godê - Continuação: Perguntas, Respostas, Dicas, Moldes e etc...

 "Primeiro quero lembrar que este blog (leia SOBRE, lá no topo) compartilha algumas dicas mas não tem a pretensão de ensinar."

Como ficou combinado falar novamente sobre a saia godê, aqui estamos nós. Como eu já disse, você pode usar a técnica ou método que preferir. Não testei outras técnicas citadas abaixo, pois eu uso o que foi publicado AQUI.

...

1- Uma pergunta já foi respondida: "Qual a diferença entre saia godê e evasê?"

...

2- Outra pergunta foi:_ É possível cortar o godê direto no tecido, sem fazer molde?

Resposta:

É possível sim. Já vi pessoas fazerem assim... Pessoalmente prefiro usar moldes, pois entre outras coisas permite medidas mais exatas e melhor distribuição no tecido.


...

3- Outra pergunta sobre a saia godê, foi a seguinte:_ Por que os gomos não ficaram por igual em toda a volta e estão nas laterais da saia?

Resposta:

Ainda não vi acontecer. Então penso que provavelmente algumas hipóteses são: curva da cintura não ficou bem alinhada; ou o molde não foi colocado de forma adequada sobre o tecido; ou o tecido não foi dobrado no sentido correto; ou ainda o tecido não era adequado.

...

Para finalizar, um vídeo com outra técnica de fazer molde (não testei) AQUI.

Quem tiver outras dicas, por favor comente!

(Fotos: Reprodução)

Limara Lis
Alinhavos de Moda

13 comentários:

  1. Boa Noite!
    Adorei o Blog! Curto moda. Faço peças em feltragem e tecelagem.
    Já sou tua seguidora.
    Sucessos! Ana

    ResponderExcluir
  2. Olá, AnaH!

    Que bom!!! Obrigada querida!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!!me chamo daiana adorei seu blog,gostaria de fazer uma saia godê com fio ne nylom na barra para ficar ondeada como vestidos de festa será que você poderia me dar a dica de como se aplica. bom desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Anaiad!

    O fio de nylon nas bordas de barras e babados feitos em tecidos finos como seda, voal, cetim e etc. pode ser preso com ponto ziguezague na largura desejada. O comprimento do ponto é entre 1 e 2.

    Coloca-se o fio de nylon debaixo da sapatilha, sobre a borda do tecido. Costura-se por toda a volta segurando tecido e fio.

    ResponderExcluir
  5. Oi, qual o melhor tecido para fazer uma saia godê na cor preta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia!

      Geralmente os menos rígidos, ou seja, os mais fluídos, macios e com bom caimento. E o tecido varia pois pode ser uma saia para festa ou mais informal...

      E são várias opções como: crepe, viscose, chiffon, microfibra, tricoline, algodão, seda e etc. (Os mais finos precisam de forro. E os de algodão e menos sofisticados são para o dia a dia e ocasiões informais.)

      E o movimento da saia depende do peso do tecido e do tipo de godê.

      Para o dia a dia o godê simples é mais prático de usar. Já para festas escolha os tecidos mais refinados e tanto o godê de menor ou de muita roda ficam interessantes.

      Excluir
  6. olá, boa tarde!
    tenho um ateliê e adoro moda, faço tudo que envolve costura.
    mas esse ano tenho 32 vestidos pra fazer com fio de nylon na saia e nunca trabalhei com o fio de nylon pra armar, gostaria de saber se coloco o fio de nylon tanto na sai de tule como nas saias do cetim?

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!

      Antes faça um teste em retalhos, pois é preciso prática.
      No cetim eu já vi e fica bonito, mas depende do modelo e do objetivo que você pretende.

      Excluir
  7. Boa tarde!
    Já trabalho a muito anos com costura em geral, desde roupas até decoração.
    Tenho 32 vestidos para fazer, eu gostaria de enovar esse ano usando fio de nylon na bainha das saias. como nunca trabalhei com fio de nylon, gostaria de saber se pra obter aquele efeito nas saias, eu tenho que colocar o fio tanto na saia de tule como na saia do tecido da roupa?

    Obrigado desde já!

    maria

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!
    Obrigado por responder o meu 1º contato.
    Bom, todos os anos eu confecciono vestidos para todos os tipos de eventos, esse ano peguei uma turma de 64 alunos, sendo 32 meninas e 32 meninos.
    Os vestidos são de festa junina, mas o tema é CIRCO, eu mesmo faço os croquis dos modelos, que serão bailarinas de cetim preto ( saia bastante rodada) e bem curtinho, será que vai ficar legal colocar o fio de nylon nas duas saias, de tule e cetim?

    Abraços

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!!!

      Como eu disse, o fio dde nylon dá um certo trabalho para aplicar. O tule já é armado e volumoso.

      Acho que é melhor você fazer um modelo de prova (peça piloto) nem que seja só da saia, para conhecer o efeito. Pois entre outras coisas, você também vai gastar mais do seu tempo na confecção.

      Depois me conta como ficou...

      Abraços.

      Excluir
  9. Obrigado minha linda e pode deixar que além de contar vou te mandar fotos.
    Conheço sua cidade muito bem, passei muitas férias em Barra Mansa, e de certa forma foi em BM que comecei a ganhar uns trocadinhos costurando e fazendo reformas nas roupas das amigas.Hoje moro em Brasília,DF.
    Logo,logo terei meu blog também.

    beijos e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Maria!!!

      De Barra Mansa??? Puxa! E agora em Brasília trabalhando com moda, pelo visto você está muito feliz.

      Olha, desejo muito sucesso para você e vou esperar as fotos,mesmo. Envia pelo e-mail que está lá no topo. E quando tiver seu blog me envia o endereço também.

      Mantenha contato, adorei sua história e sua companhia!

      Beijos,beijos!!!

      Excluir