5 de ago. de 2011

Bainha com fio de nylon

 Alguns babados e barras de saias e vestidos em tecidos finos como organza,  chiffon, voal, seda, cetim e etc. podem levar fio de nylon (conhecida como linha de anzol) para criar ondulações que fazem um bonito movimento flutuante.

  • Segundo o site da Singer o nylon pode ser preso com ponto ziguezague na largura desejada. E o comprimento do ponto é entre 1 e 2. 

Modo de fazer: 

Coloca-se o fio de nylon debaixo da sapatilha, sobre a borda do tecido. Costura-se por toda a volta segurando cuidadosamente tecido e fio.

Como já se sabe, fica belíssimo em trajes românticos com saias rodadas como franzidas ou godês, e (ou) em babados em geral. Especialmente indicado para acabamento de vestidos de noiva, madrinhas de casamento, formandas e festas em geral. (Há quem utilize também para trajes de dança.)

"Que eu me lembre, apesar de gostar, tenho apenas um acessório com este tipo de acabamento, que é esta echarpe vermelha já mostrada aqui no Alinhavos de Moda."

Limara Lis
Alinhavos de Moda

19 comentários:

  1. Olá, eu tenho um vestido de prenda (godê poncho) com esta finalização. São 5 metros de barra, e essa bainha deixa o vestido bem mais leve na hora de dançar. Tenho vontade de aprender a colocar esse fio de nylon. Tem alguma outra especificação na hora de comprar?
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!

    Você vai ver pela sua saia que o fio de nylon tem uma expessura também mais fina que é adequada para o tecido. E o próprio armarinho já faz a indicação da numeração adequada para o fio e para a agulha fina e de ponta arredondada (que é própria para não danificar tecidos finos).

    Depois é bom primeiro testar bastante para dominar a técnica.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Glauce!

    Fique à vontade que este espaço é para você também!

    Obrigada pela companhia! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. ADOREI A DICA! Sempre via aqueles babados lindos mas não tinha ideia de como era feito. Acho que vou usar essa técnica no meu vestido de formatura, claro que vou testar antes rs

    ResponderExcluir
  5. oi estou adias tentando o visual do vestido da foto mas não consigo chegar nestas ondas maravilhosas, estou fazendo na overlock ponto frufru com o naylon q passa através de um furinho no calcador, será q devo segurar mais o tecido q vem a ser uma renda e o nylon deve ter tensão ou deixo correr solto mesmo, por favor se puder me ajude, o a minha filhota tá querendo a sainha dela q prometi e não consigo finalizar help me....

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dagoila!

    Querida, desculpe-me mas ainda não fiz em overlok. E pelo que eu sei, esta bainha dá aqueles movimentos em tecidos leves e cortados em viés. Faça alguns testes em retalhos e veja como fica melhor. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. oi o fui de nylon é colocado dentro da bara, faz uma baqquinha e coloca ele dentro , e costura s o nas pontas, ou costura ele todo dentro da barrinha tambem?? tem algum video que mostre como fazer??? se tiver tem como me mandar!

    ResponderExcluir
  8. Dagoila, gostaria de saber como fazer o ponto frufru em overlock. A minha é a verdinha.Grata.
    Terezinha Murad

    ResponderExcluir
  9. Oi, Terezinha!

    Sinto muito não poder ajudá-la. É que eu não tenho overlock.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a dica, estou aprendendo a costurar e sua dica foi fundamental, estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua dica, estou aprendendo a costurar e sua dica foi fundamental, obrigado e estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  12. adorei sua dica, obrigado e estou te seguindo.Antonio Taborde

    ResponderExcluir
  13. olá o tecido tem que ser cortado em viés ou tanto faz?

    ResponderExcluir
  14. olá gostei dá dica. gostaria de saber qual o número nylon? e o tecido deve ser cortado enviezado? ou não faz diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu acho mais bonito em tecido enviesado e com bastante roda, como os godês, os babados em cascatas e etc. De qualquer forma o efeito varia conforme o volume dos franzidos, o tipo de tecido, o fio do corte, a expessura do fio e etc.

      Recomendo consultar pessoas que fazem este tipo de aplicação e observar peças prontas e testar bastante para definir os resultados na peça.

      Excluir
  15. olá! eu estava pesquisando porque preciso deste acabamento em um figurino. Achei videos americanos tutoriais que ensinam assim:
    -enrole o fio de náilon num rolo de papelão (tipo de papel toalha ou de papel higiênico vazio, vai ao microondas), tem que ir enrolando lado a lado bem feitinho sem uma volta passar por cima da outra de forma a criar angulo que pode atrapalhar o visual final de curvas. Comece com um durex na ponta e arremate com outro pedaço de durex. Quanto mais fino for o rolo, carretel, etc, menores serão as ondinhas.
    -deixe por 10 segundo no microondas e retire um dos lados do durex após esfriar. O fio estará todo enroladinho, bem mais do que antes.
    -agora siga o passo a passo já descrito acima, com qualquer tamanho de zigzag com muito cuidado, apertado no 1 ou 2. O video ensina a colocar o fio em cima do tecido e enrolar duas vezes o tecido em volta para assegurar melhor acabamento e durabilidade.

    ResponderExcluir