9 de fev. de 2011

Manga tulipa... (Pedido de leitora)


No verão geralmente evita-se usar mangas, mas quando por qualquer motivo não é possível dispensá-las, o melhor é que sejam leves e fresquinhas. Neste caso um modelo feminino e elegante é a manga tulipa, que deixa vestidos e blusas super charmosos tanto para usar no trabalho, quanto em festas. 

Há variações no modelo conforme a criatividade de cada pessoa que confecciona, mas o exemplo abaixo é dos mais comuns que se tem visto por aí...
(Reprodução: http://www.annalocks.com.br)

(Reprodução: http://www.artlinea.com.br)

Algumas levam franzido ou pregas no topo, outras não. O arredondado da abertura é transpassado no sentido frente/costas ou vice versa. Nos dois modelos acima o detalhe fica nas costas. Pode ser cortada no sentido normal do tecido ou em (viés) diagonal.


Breve Esboço à Minha Moda:
Esquema feito aleatoriamente no computador... Arredonde de forma mais correta!

- A manga pode ser adaptada de um molde básico.  (Eu uso o molde do REDERB, que por acaso não é o do exemplo acima, pois meu scanner não está funcionando).

- Se tiver pregas ou franzido no topo, junto ao ombro, eu corto na linha do centro até quase o final da barra e abro o molde para o tanto de roda desejado. (Dentro do princípio que uso para fazer a saia tulipa).

- As sombras rosada e lilás acinzentado, são para exemplificar como eu faço o desenho das curvas sobrepostas frente e costas, que devem ter medidas iguais. (Uso um carbono para copiar em outro papel e separar as partes do molde da frente e costas).

- Faço os ajustes necessários no molde. Transfiro todas as marcações inclusive do centro, para que ao cortar e costurar as mangas fiquem iguais.

- Prefiro o corte em viés no tecido, que dá um caimento mais bonito.

Como não sou mestre no assunto, é mais ou menos isso que eu faço. Então testem bastante em papéis, retalhos e tecidos inferiores, antes de cortar no tecido final.

E até a próxima!...

Limara Lis
Alinhavos de Moda

5 comentários:

  1. Muito bom esse post! Tenho feito bastante dessas mangas, mas eu chamava de "manga folha" hehe... Tá virando febre!

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jane!

    Gostaria de ver!... São lindas, não é?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oláaaa

    peça muito criaiva!!!!!!

    Estou fusando por aqui... comecei meu blog agora e estou te seguindo..... Da uma passadinha lá...

    Abraços e Sucesso !!

    ResponderExcluir
  4. Olá, muito obrigada!!! Estou modelando um vestido com essa manga e estava quebrando a cabeça. Seu post me salvou hoje!!! valeu!!!
    Um abraço,
    Priscilla.

    ResponderExcluir